Objetivo Discutir a importância de uma gestão de aprendizagem efetiva, que sirva de instrumento (conceitual e operacional) para otimizar e aperfeiçoar as práticas de ensino-aprendizagem. Mais do que uso de medidas de performance, este curso procura enfatizar como estas medidas podem ser usadas para diagnosticar problemas e implementar soluções.
Objetivo Discutir a importância de uma gestão de aprendizagem efetiva, enquanto instrumento (conceitual e operacional)  para otimizar e aperfeiçoar as práticas de ensino-aprendizagem. Mais do que uso de medidas de performance, este curso procura enfatizar como estas medidas podem ser usadas para diagnosticar problemas e implementar soluções.
Público-alvo Professores, coordenadores e dirigentes de instituições de ensino
Duração 20 dias úteis, estimando-se uma atividade online de aproximadamente 1 hora por dia.
Metodologia
  1. Entrevista preliminar com os dirigentes da organização, para mapeamento de necessidades e expectativas
  2. Atividades de aprendizagem online baseadas em:
    1. Transmissão de informações/conteúdo
    2. Aplicação dos conceitos na prática
    3. Interatividade - promoção de discussões e interação dos aprendizes com os professores, entre si e com outros referenciais bibliográficos e da web
    4. Produção de uma síntese dos conhecimentos adquiridos, que possa ser publicada e distribuída para outros professores dentro da instituição (função de multiplicação)
  3. Elaboração de relatório final para os dirigentes da instituição com avaliação e sugestões de próximos passos.
Conteúdo Programático
  1. Cenários na educação e gestão da aprendizagem
    1. Mudanças de paradigmas sociais e seus impactos na educação
  2. Gestão da aprendizagem - perspectivas:
    1. Da Instituição de Ensino
    2. Do Professor
    3. Do Aprendiz
    4. A questão da geração digital e suas relações com o conhecimento
  3. Avaliação - conceitos e sentidos
    1. O que se pretende avaliar? - relação da avaliação com os objetivos de aprendizagem,  as competências e processos cognitivos
    2. Objetividade e subjetividade no processo da avaliação.
    3. As grandes avaliações nacionais e como elas impactam o cotidiano escolar.
      1. ENEM e a teoria de resposta ao item.
  4. Ferramentas de/para gestão da aprendizagem
    1. Apresentação e testes práticos de diferentes ferramentas online
    2. Como a informatização dos sistemas contribui para que tenhamos métricas mais objetivas e disponíveis para alavancar os processos de coordenação e aperfeiçoamento docente?
    3. Controle ou monitoramento?
  5. Transformando medidas em ações
    1. A questão da comunicação dos resultados de uma avaliação (coordenadores, professores, alunos)
    2. Elaboração de um plano de ações em função dos resultados de uma avaliação, sua implementação e monitoramento.
Responsáveis pela organização e realização do curso Daisy Grisolia
Elizabeth Fantauzzi
Clausia Antoneli
Conheça



Conteúdo Programático

Você não tem permissão para postar comentários.