Sexta, Dezembro 15, 2017

Apesar de ser um conceito relativamente antigo - por volta de 10 anos - muitos professores desconhecem o termo REA que significa Recursos Educacionais Abertos.

Apesar de ser um conceito relativamente antigo - por volta de 10 anos - muitos professores desconhecem o termo REA que significa Recursos Educacionais Abertos.


Segundo a definição da Unesco/Commonwealth of Learning com colaboração da Comunidade REA-Brasil (2011):

REA são materiais de ensino, aprendizado e pesquisa em qualquer suporte ou mídia, que estão sob domínio público, ou estão licenciados de maneira aberta, permitindo que sejam utilizados ou adaptados por terceiros. O uso de formatos técnicos abertos facilita o acesso e o reuso potencial dos recursos publicados digitalmente. Recursos Educacionais Abertos podem incluir cursos completos, partes de cursos, módulos, livros didáticos, artigos de pesquisa, vídeos, testes, software, e qualquer outra ferramenta, material ou técnica que possa apoiar o acesso ao conhecimento.

alt

O termo REA vem formalizar o desenvolvimento e a potencialização de programas e recursos educacionais abertos já existentes e os que estão por vir. Várias são as iniciativas, no Brasil e no mundo que caracterizam os chamados REAs. Quer saber mais sobre isso? Acesse o site Recursos Educacionais Abertos e conheça os projetos de REA no Brasil e no mundo. É também no site que você poderá encontrar roteiros de aulas e atividades (experiências REA Brasil), livros, artigos, documentos multimídia e outros que ajudarão você a entender e se envolver com o debate nacional e internacional sobre REA.

Para saber mais sobre o assunto, visite o site Porvir.

{jcomments on}

AVA e-Professor

Assine nossa News

www.eprofessor.com.br

Clique aqui e selecione um banner com link para o eprofessor para colar em seu site ou blog.